Município

Contribuinte poderá abater dívida ativa com precatório

Legislação busca aumentar a receita do Município e reduzir o estoque de dívidas judiciais com credores

Precatórios emitidos pelo município poderão ser utilizados para abater dívidas ativas, sejam elas ajuizadas ou não. Prevista na Lei 6.648/18 e regulamentada no ano passado pelo Decreto no 6.178/19, a compensação de precatórios é uma alternativa para quem possui crédito a receber do município e mantém pendências com a prefeitura (tributárias ou não). 

A operacionalização e homologação do processo é de responsabilidade da Procuradoria-geral do Município de Pelotas (PGM). Aqueles que têm valores ainda não ajuizados podem se dirigir ao Setor de Dívida Ativa, que fica na própria PGM: avenida Ferreira Viana, 1135. Já aqueles que possuem processo judicial ajuizado, poderão requerer a compensação nos autos do processo de execução fiscal.

Como se dá a compensação

A compensação se dará entre o valor atualizado do débito inscrito em dívida ativa e o montante líquido atualizado do precatório. Foi estabelecida a alternativa de compensar a dívida ativa até o limite de 100% (cem por cento) de seu valor atualizado. Se a pessoa tiver o débito em atraso de R$ 50 mil em IPTU, por exemplo, e tem um crédito de precatório de R$ 100 mil, poderá abater o valor total do débito e permanecer com o valor restante a receber. Para a compensação do crédito tributário, ao interessado será viável utilizar mais de um precatório.

“É uma ótima oportunidade para o cidadão ficar em dia com o município, e também à prefeitura, que poderá reduzir o seu estoque de precatórios”, avalia a procuradora-geral, Luciane Acunha Moreira.

Para mais informações, a PGM funciona das 8h às 14h. O telefone é (53) 3228.1622.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa descarta suspeita de coronavírus em navio no Porto de Santos Anterior

Anvisa descarta suspeita de coronavírus em navio no Porto de Santos

Região Sul em alerta Próximo

Região Sul em alerta

Deixe seu comentário